Centro de Conhecimento
Configuração e Utilização
Quais são os requisitos recomendados para poder utilizar a SaphetyGov de forma correta?
Sistema Operativo
• Windows XP (com Mozilla - Firefox)
• Windows Vista (com Mozilla - Firefox)
• Windows 7
• Windows 8
• Windows 8.1
• Windows 10
• MAC (com Mozilla - Firefox)
• Linux (com Mozilla - Firefox ESR [52.9.0 (32 bits)]
Browser
• Internet Explorer (versão 11)
• Chrome + IE frame
• Firefox (ESR 32 bits ou versão inferior à 52.0)
Java
• Java Virtual Machine (última versão do Java 8 32 bits)
Certificado Digital Qualificado
Necessário para assinatura de documentos submetidos através da plataforma (ex.
Candidaturas/Propostas/Soluções).
Nota importante:
A Plataforma Eletrónica SaphetyGov não impede a submissão de propostas, independentemente do
certificado digital usado, contudo, apenas reconhece como válidas as assinaturas cujos certificados
constem na lista do gabinete Nacional de Segurança (Exemplos: Cartão de Cidadão, DigitalSign,
Multicert).
Selos temporais
Necessário para garantir a validação cronológica dos documentos eletrónicos submetidos
através da plataforma.
Este serviço carece de configuração na Plataforma SaphetyGov (Consulte o procedimento de
configuração aqui)
• Windows XP (com Mozilla - Firefox)
• Windows Vista (com Mozilla - Firefox)
• Windows 7
• Windows 8
• Windows 8.1
• Windows 10
• MAC (com Mozilla - Firefox)
• Linux (com Mozilla - Firefox ESR [52.9.0 (32 bits)]
Browser
• Internet Explorer (versão 11)
• Chrome + IE frame
• Firefox (ESR 32 bits ou versão inferior à 52.0)
Java
• Java Virtual Machine (última versão do Java 8 32 bits)
Certificado Digital Qualificado
Necessário para assinatura de documentos submetidos através da plataforma (ex.
Candidaturas/Propostas/Soluções).
Nota importante:
A Plataforma Eletrónica SaphetyGov não impede a submissão de propostas, independentemente do
certificado digital usado, contudo, apenas reconhece como válidas as assinaturas cujos certificados
constem na lista do gabinete Nacional de Segurança (Exemplos: Cartão de Cidadão, DigitalSign,
Multicert).
Selos temporais
Necessário para garantir a validação cronológica dos documentos eletrónicos submetidos
através da plataforma.
Este serviço carece de configuração na Plataforma SaphetyGov (Consulte o procedimento de
configuração aqui)
como adicionar o endereço da SaphetyGov ao java?
Adição dos endereços da SaphetyGov ao Java Em caso de erro (conforme imagem abaixo) relacionado com o Java aquando tentativa de geração de certificado não qualificado SaphetyGov, deverá proceder conforme indicado a seguir:
1º Passo:
• Aceder ao menu “Iniciar”
• Abrir o painel de controlo do Windows
• Selecionar a vista “Small Icons” e abrir o Java;
Print retirado Windows 7 e Print retirado do Windows 8 também funcional no windows 10
• Aceder ao menu “Iniciar”
• Abrir o painel de controlo do Windows
• Selecionar a vista “Small Icons” e abrir o Java;
Print retirado Windows 7 e Print retirado do Windows 8 também funcional no windows 10
2º Passo:
• Selecionar a Tab “Security/Segurança”;
• Selecionar a Tab “Security/Segurança”;
3º Passo:
• No separador Security, carregar no botão “Edit Site List”;
• No separador Security, carregar no botão “Edit Site List”;
4º Passo:
• Premir o botão “Add”
• Adicionar o endereço SaphetyGov o https://gov.saphety.com
• Para finalizar carregar no botão “Ok”;
• Premir o botão “Add”
• Adicionar o endereço SaphetyGov o https://gov.saphety.com
• Para finalizar carregar no botão “Ok”;
5º Passo:
Feche o browser Internet Explorer, volte a abrir e inicie sessão na plataforma SaphetyGov
Feche o browser Internet Explorer, volte a abrir e inicie sessão na plataforma SaphetyGov
Como instalar o browser Mozilla Firefox em Mac OS?
Instalação de Mozilla Firefox para Mac OS para versão 10.11 (El Capitan) e posteriores
Aconselhamos a utilização do browser Firefox ESR 52.9 para versões posteriores a Mac OS High Sierra, não devendo ser atualizado para versões posteriores.
Caso deseje utilizar o browser Firefox ESR 52.9 ESR em versões Mac OS, efetuar o download e instalar a aplicação Firefox para Mac OS versão 64 bits (Firefox 52.9.0esr.dmg) disponível no endereço:
https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.9.0esr/mac/en-US/Firefox%2052.9.0esr.dmg (versão em inglês)
https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.9.0esr/mac/pt-PT/Firefox%2052.9.0esr.dmg (versão em português)
Após a instalação deve de seguida, proceder à inabilitação de atualização automática do próprio browser Firefox. Clique em no ícone de LaunchPad e procure por Firefox.
Clique no respetivo ícone. Irá abrir o Browser Firefox. Clique no ícone conforme a imagem abaixo:
Aconselhamos a utilização do browser Firefox ESR 52.9 para versões posteriores a Mac OS High Sierra, não devendo ser atualizado para versões posteriores.
Caso deseje utilizar o browser Firefox ESR 52.9 ESR em versões Mac OS, efetuar o download e instalar a aplicação Firefox para Mac OS versão 64 bits (Firefox 52.9.0esr.dmg) disponível no endereço:
https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.9.0esr/mac/en-US/Firefox%2052.9.0esr.dmg (versão em inglês)
https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.9.0esr/mac/pt-PT/Firefox%2052.9.0esr.dmg (versão em português)
Após a instalação deve de seguida, proceder à inabilitação de atualização automática do próprio browser Firefox. Clique em no ícone de LaunchPad e procure por Firefox.
Clique no respetivo ícone. Irá abrir o Browser Firefox. Clique no ícone conforme a imagem abaixo:
Clique em Preferences conforme imagem abaixo:
Será aberto um tab no browser. Clique em Advanced do seu lado esquerdo e de seguida em Update nos tabs por baixo de Advanced. Clique em Never check for updates … conforme a imagem abaixo:
Como instalar Java em Mac OS?
Instalação de Java para Mac OS igual ou superior a 10.11 (El Capitan)
Para proceder á instalação do Java em ambientes Mac OS é necessário descarregar o Java Runtime Environment da página de internet da Oracle. Usando o browser Safari digite no URL o seguinte endereço: https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html#JDK8
A versão de Java a descarregar é a versão Java 8 SE u201 64 bits, ou superior (excluindo qualquer versão superior a Java 9, ou seja, somente a versão Java 8)
Clicar em Download JRE:
Para proceder á instalação do Java em ambientes Mac OS é necessário descarregar o Java Runtime Environment da página de internet da Oracle. Usando o browser Safari digite no URL o seguinte endereço: https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html#JDK8
A versão de Java a descarregar é a versão Java 8 SE u201 64 bits, ou superior (excluindo qualquer versão superior a Java 9, ou seja, somente a versão Java 8)
Clicar em Download JRE:
Será redirecionado para a página de download onde deverá aceitar a licença:
Após aceitar a licença, proceda ao download do ficheiro jre-8u201-macosx-x64.dmg, clicando no respetivo link:
De seguida, proceda à instalação do ficheiro jre-8u201-macosx-x64.dmg, que usualmente se encontrará na pasta de Downloads. Abra o ficheiro e proceda à instalação.
Como configurar selos temporais comprados fora da SaphetyGov?
Configuração Selos Temporais de Entidades Externas
1º Passo:
• Efetuar o login na plataforma SaphetyGov através do URL: https://gov.saphety.com
1º Passo:
• Efetuar o login na plataforma SaphetyGov através do URL: https://gov.saphety.com
2º Passo:
• Selecionar a opção “Serviços”;
• Selecionar a opção “Serviços”;
3º Passo:
• No menu lateral, selecionar a Opção “Serviços” > “Fornecedor externo de Timestamps”;
• No menu lateral, selecionar a Opção “Serviços” > “Fornecedor externo de Timestamps”;
4º Passo:
• Ativar o serviço (colocando um visto);
• Ativar o serviço (colocando um visto);
5º Passo:
• Preencher os campos identificados (URL, Identificador único normalizado e OID)
• Premir “submeter”.
Nota:
1. A informação é prestada pela entidade fornecedora do serviço;
2. Preencher o Identificador Único Normalizado, enviado pela operadora económica.
3. Em caso de erro, após a configuração do serviço, deverá validar com a operadora económica (Digitalsign, Multicert, Marketware ou GTS) e/ou testar a utilização do serviço fora da rede interna da empresa.
Exemplo Prático Multicert
• Preencher os campos identificados (URL, Identificador único normalizado e OID)
• Premir “submeter”.
Nota:
1. A informação é prestada pela entidade fornecedora do serviço;
2. Preencher o Identificador Único Normalizado, enviado pela operadora económica.
3. Em caso de erro, após a configuração do serviço, deverá validar com a operadora económica (Digitalsign, Multicert, Marketware ou GTS) e/ou testar a utilização do serviço fora da rede interna da empresa.
Exemplo Prático Multicert
Exemplo Prático Digitalsign
Como consultar o SaphetyGov ID?
Consulta SaphetyGov ID
1º Passo:
• Efetuar o login na plataforma SaphetyGov através do URL: https://gov.saphety.com
1º Passo:
• Efetuar o login na plataforma SaphetyGov através do URL: https://gov.saphety.com
2º Passo:
• Selecionar a opção “Entidade”;
• Selecionar a opção “Entidade”;
3º Passo:
• Consultar o Saphety ID;
• Consultar o Saphety ID;
Suporte Especializado
Em que consiste o Suporte Especializado SaphetyGov?
Preçário de serviços
Apoio à plataforma SaphetyGov
O serviço de apoio ao portal SaphetyGov é realizado remotamente, em tempo real, a um utilizador.
Este serviço consiste no apoio funcional da plataforma, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento na realização de ações, nomeadamente: apresentação de candidaturas e apresentação de propostas.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• Apoio a um utilizador/um equipamento/um procedimento;
• Duração máxima do serviço de apoio 1 hora;
• O equipamento utilizado deverá reunir as condições técnicas de utilização da plataforma SaphetyGov (requisitos mínimos obrigatórios transmitidos no email de registo na plataforma);
• Os documentos a submeter na plataforma devem estar finalizados e prontos a submeter;
• O equipamento utilizado deverá ter instalado o software TeamViewer na versão recomendada pela plataforma SaphetyGov;
• Descrição do pedido, no momento da subscrição, deverá incluir:
Nome da entidade adjudicante;
Identificação do procedimento (nome e referencia);
Prazo para submissão da candidatura/proposta;
Data/hora pretendida para o apoio;
• As instalações de aplicações encontram-se fora de âmbito deste apoio (poderá subscrever o serviço de apoio informático);
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias úteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Apoio informático
O serviço de apoio informático é realizado remotamente, em tempo real, a um utilizador.
Este serviço consiste na instalação das aplicações necessárias à correta utilização das plataformas, nomeadamente: Java Virtual Machine, Java Cryptography Extension, etc.
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• Apoio a um utilizador/um equipamento;
• Duração máxima do serviço de apoio 1 hora;
• Durante o período de apoio poderá ser efetuada a instalação de mais do que 1 aplicação;
• O equipamento utilizado deve reunir as condições técnicas de utilização da plataforma SaphetyGov (requisitos mínimos obrigatórios transmitidos no email de registo na plataforma);
• A instalação de software no âmbito da utilização da plataforma SaphetyGov é exclusiva para o sistema operativo Microsoft Windows;
• O sistema operativo macOS/Linux não está abrangido por este serviço;
• O acompanhamento de processo de resposta a procedimentos SaphetyGov encontra-se fora de âmbito deste serviço.
• O cliente deverá indicar a data/hora pretendida para o apoio;
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias úteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Geração de chave privada
O serviço geração de chave privada, prevê a geração de nova chave privada como forma de recuperação da chave de desencriptação de um procedimento em fase de apresentação ou abertura de propostas.
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• 1 Processo de recuperação privada por pedido;
• Envio de pedido formal para o serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov (email enviado por júri ou gestor de procedimento com conhecimento da equipa de júris);
• Apresentação da documentação aplicável à validação do pedido (caso aplicável);
• O ficheiro de chave privada será entregue encriptado em pen USB ou CD e a password de desencriptação do ficheiro será enviado por email para os membros do júri;
• O cliente deverá remeter a ficha de “Pedido de recuperação de chave privada”, devidamente preenchida, indicando o método de entrega pretendido e a opção de serviço pretendida (com ou sem taxa de urgência);
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 2 dias úteis
(não inclui os tempos de expedição por correspondência);
• O serviço taxa de urgência garante geração da chave no próprio dia (pedidos adjudicados até as 17h);
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Retificação de procedimento
O serviço de correção de dados de procedimentos, é destinado à correção de informação constante em alguns campos da plataforma SaphetyGov, normalmente os decorrentes de falha de digitação por parte do utilizador.
A realização do pedido poderá implicar o reenvio das fichas para o Portal Base.
Aplicável a pedidos como:
• Correção de nome de procedimento;
• Associação/desassociação/alteração de “procedimento precedente”;
• Alteração de estado de procedimento;
• Alteração do valor base (ajuste direto, até fase análise/aguardar resposta);
• Retrocesso de estado de procedimento de “concluído” para “em habilitação”;
• Alteração da data de decisão de contratar (procedimentos em estado concluído);
• Adição de elemento ECDC;
• Atualização de dados fiscais de entidades fornecedoras (procedimentos a decorrer);
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• 1 Alteração por procedimento por pedido;
• No mesmo pedido poderão ser aceites até 3 alterações por procedimento (sujeito a validação previa);
• Descrição do pedido, no momento da subscrição, deverá incluir:
Identificação (nome e referência) do procedimento;
Correção a efetuar (valor atual - valor pretendido);
Data/hora pretendida para o apoio;
• Entidade adjudicante deverá efetuar comunicação da ação de correção (através de notificação genérica);
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias úteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Exportação de procedimento
O serviço consiste na exportação de procedimentos para suporte digital, para entidades sem contrato SaphetyGov ativo.
Este tipo de pedidos está sujeito a previa validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• 1 Exportação por pedido;
• O cliente deverá indicar a data/hora pretendida;
• Os documentos poderão ser armazenados de modo compactado (ex. Zip file) no suporte digital (pen ou CD);
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• O levantamento deve ser efetuado nas instalações da plataforma SaphetyGov, entre as 9h00–19h00, por um dos elementos do júri, devidamente identificado;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias úteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Transferência de histórico de utilizadores
O serviço consiste na transferência do histórico de ações realizadas por um utilizador na plataforma SaphetyGov para outro utilizador.
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• 1 Pedido transferência de histórico por pedido;
• Indicação dos detalhes do pedido:
Nome e email do utilizador (original);
Nome e email do utilizador (novo, ao qual irá ser associado o histórico);
• Apresentação da documentação aplicável à validação do pedido (caso aplicável);
• As condições e prazo de entrega do serviço serão sujeitas à apresentação de proposta comercial;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias uteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: a estimar em proposta comercial.
Pedidos especiais
Este serviço consiste na realização de ações não previstas na plataforma ou fora do âmbito do suporte (gratuito ou serviços avançados).
Todos os pedidos serão alvo de análise de viabilidade técnica, processual e legal, e em caso de aceitação, serão alvo de proposta comercial.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• Pedido sujeito a análise prévia e confirmação de execução por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• Não aplicável a pedidos que comprometam o plano de gestão de desenvolvimento do produto, ou comportamento das funcionalidades disponíveis na plataforma;
• Não aplicável a suporte jurídico;
• Apresentação da documentação aplicável à validação do pedido (caso aplicável);
• As condições e prazo de entrega do serviço serão sujeitas a apresentação de proposta comercial;
• SLA de entrega de serviço: acordadas no processo de adjudicação de proposta;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: a estimar em proposta comercial.
Bolsa de horas
Este serviço destina-se à aquisição prévia de uma bolsa de horas para realização de intervenções técnicas no âmbito do projeto do cliente a fim de agilizar o processo de desenvolvimento, através da redução dos tempos relativos ao processo comercial (elaboração de proposta comercial, adjudicação e pagamento do serviço).
Poderão ser enquadrados neste serviço pedidos que não alterem a logica do projeto implementado nem exijam especificação de requisitos técnicos, nomeadamente configurações, alteração de configurações, pequenos desenvolvimentos, atualização de dados/status.
Todos os pedidos serão alvo de análise de viabilidade técnica, processual e legal e, em caso de aceitação, serão sujeitos à previa aceitação do cliente.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• Cada pedido individual enquadrável na bolsa de horas (pequenos desenvolvimentos/intervenções manuais) será sujeito a análise viabilidade e confirmação de aceitação de execução por parte da plataforma SaphetyGov;
• Antes de proceder a realização da ação, o cliente deverá aceitar formalmente as condições do serviço (condições, prazo, horas a descontar na bolsa de horas);
• Não aplicável a pedidos que comprometam o plano de gestão de desenvolvimento do produto, ou comportamento das funcionalidades disponíveis na plataforma;
• Não aplicável a suporte jurídico;
• As condições são válidas por um período de 12 meses;
• Envio de relatório de consumo de bolsa de horas;
• SLA de entrega de serviço: acordadas no processo de adjudicação de proposta;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Preço:
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Bolsa 4 horas - 280€ + IVA (à taxa legal em vigor);
Bolsa 8 horas - 500€ + IVA (à taxa legal em vigor);
Bolsa 24 horas - 1200€ + IVA (à taxa legal em vigor);
Bolsa 75 horas - 3000€ + IVA (à taxa legal em vigor);
Bolsa 150 horas - 6000€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Taxa de urgência
O serviço destina-se à antecipação da data de entrega prevista de serviço de suporte (gratuito ou avançado).
A contratação da taxa de urgência pressupõe a priorização do pedido e resolução em tempo inferior ao previsto no serviço standard (serviço gratuito) ou tratamento imediato (Serviço Avançado).
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• A data/hora pretendida carece de validação e confirmação de aceitação por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• A taxa de urgência é aplicável à antecipação entrega de serviço de suporte inferior ao SLA contratado. Podendo ser cobrada no âmbito do suporte standard gratuito, ou cumulativamente, no âmbito da contratação de Serviços Avançados;
• As condições e prazo de entrega do serviço estão sujeitas à apresentação de proposta comercial;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias uteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 100€ + IVA (à taxa legal em vigor).
O serviço de apoio ao portal SaphetyGov é realizado remotamente, em tempo real, a um utilizador.
Este serviço consiste no apoio funcional da plataforma, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento na realização de ações, nomeadamente: apresentação de candidaturas e apresentação de propostas.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• Apoio a um utilizador/um equipamento/um procedimento;
• Duração máxima do serviço de apoio 1 hora;
• O equipamento utilizado deverá reunir as condições técnicas de utilização da plataforma SaphetyGov (requisitos mínimos obrigatórios transmitidos no email de registo na plataforma);
• Os documentos a submeter na plataforma devem estar finalizados e prontos a submeter;
• O equipamento utilizado deverá ter instalado o software TeamViewer na versão recomendada pela plataforma SaphetyGov;
• Descrição do pedido, no momento da subscrição, deverá incluir:
Nome da entidade adjudicante;
Identificação do procedimento (nome e referencia);
Prazo para submissão da candidatura/proposta;
Data/hora pretendida para o apoio;
• As instalações de aplicações encontram-se fora de âmbito deste apoio (poderá subscrever o serviço de apoio informático);
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias úteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Apoio informático
O serviço de apoio informático é realizado remotamente, em tempo real, a um utilizador.
Este serviço consiste na instalação das aplicações necessárias à correta utilização das plataformas, nomeadamente: Java Virtual Machine, Java Cryptography Extension, etc.
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• Apoio a um utilizador/um equipamento;
• Duração máxima do serviço de apoio 1 hora;
• Durante o período de apoio poderá ser efetuada a instalação de mais do que 1 aplicação;
• O equipamento utilizado deve reunir as condições técnicas de utilização da plataforma SaphetyGov (requisitos mínimos obrigatórios transmitidos no email de registo na plataforma);
• A instalação de software no âmbito da utilização da plataforma SaphetyGov é exclusiva para o sistema operativo Microsoft Windows;
• O sistema operativo macOS/Linux não está abrangido por este serviço;
• O acompanhamento de processo de resposta a procedimentos SaphetyGov encontra-se fora de âmbito deste serviço.
• O cliente deverá indicar a data/hora pretendida para o apoio;
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias úteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Geração de chave privada
O serviço geração de chave privada, prevê a geração de nova chave privada como forma de recuperação da chave de desencriptação de um procedimento em fase de apresentação ou abertura de propostas.
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• 1 Processo de recuperação privada por pedido;
• Envio de pedido formal para o serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov (email enviado por júri ou gestor de procedimento com conhecimento da equipa de júris);
• Apresentação da documentação aplicável à validação do pedido (caso aplicável);
• O ficheiro de chave privada será entregue encriptado em pen USB ou CD e a password de desencriptação do ficheiro será enviado por email para os membros do júri;
• O cliente deverá remeter a ficha de “Pedido de recuperação de chave privada”, devidamente preenchida, indicando o método de entrega pretendido e a opção de serviço pretendida (com ou sem taxa de urgência);
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 2 dias úteis
(não inclui os tempos de expedição por correspondência);
• O serviço taxa de urgência garante geração da chave no próprio dia (pedidos adjudicados até as 17h);
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Retificação de procedimento
O serviço de correção de dados de procedimentos, é destinado à correção de informação constante em alguns campos da plataforma SaphetyGov, normalmente os decorrentes de falha de digitação por parte do utilizador.
A realização do pedido poderá implicar o reenvio das fichas para o Portal Base.
Aplicável a pedidos como:
• Correção de nome de procedimento;
• Associação/desassociação/alteração de “procedimento precedente”;
• Alteração de estado de procedimento;
• Alteração do valor base (ajuste direto, até fase análise/aguardar resposta);
• Retrocesso de estado de procedimento de “concluído” para “em habilitação”;
• Alteração da data de decisão de contratar (procedimentos em estado concluído);
• Adição de elemento ECDC;
• Atualização de dados fiscais de entidades fornecedoras (procedimentos a decorrer);
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• 1 Alteração por procedimento por pedido;
• No mesmo pedido poderão ser aceites até 3 alterações por procedimento (sujeito a validação previa);
• Descrição do pedido, no momento da subscrição, deverá incluir:
Identificação (nome e referência) do procedimento;
Correção a efetuar (valor atual - valor pretendido);
Data/hora pretendida para o apoio;
• Entidade adjudicante deverá efetuar comunicação da ação de correção (através de notificação genérica);
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias úteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Exportação de procedimento
O serviço consiste na exportação de procedimentos para suporte digital, para entidades sem contrato SaphetyGov ativo.
Este tipo de pedidos está sujeito a previa validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• 1 Exportação por pedido;
• O cliente deverá indicar a data/hora pretendida;
• Os documentos poderão ser armazenados de modo compactado (ex. Zip file) no suporte digital (pen ou CD);
• A realização do apoio está sujeita à confirmação de agendamento por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• O levantamento deve ser efetuado nas instalações da plataforma SaphetyGov, entre as 9h00–19h00, por um dos elementos do júri, devidamente identificado;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias úteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 80€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Transferência de histórico de utilizadores
O serviço consiste na transferência do histórico de ações realizadas por um utilizador na plataforma SaphetyGov para outro utilizador.
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• 1 Pedido transferência de histórico por pedido;
• Indicação dos detalhes do pedido:
Nome e email do utilizador (original);
Nome e email do utilizador (novo, ao qual irá ser associado o histórico);
• Apresentação da documentação aplicável à validação do pedido (caso aplicável);
• As condições e prazo de entrega do serviço serão sujeitas à apresentação de proposta comercial;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias uteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: a estimar em proposta comercial.
Pedidos especiais
Este serviço consiste na realização de ações não previstas na plataforma ou fora do âmbito do suporte (gratuito ou serviços avançados).
Todos os pedidos serão alvo de análise de viabilidade técnica, processual e legal, e em caso de aceitação, serão alvo de proposta comercial.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• Pedido sujeito a análise prévia e confirmação de execução por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• Não aplicável a pedidos que comprometam o plano de gestão de desenvolvimento do produto, ou comportamento das funcionalidades disponíveis na plataforma;
• Não aplicável a suporte jurídico;
• Apresentação da documentação aplicável à validação do pedido (caso aplicável);
• As condições e prazo de entrega do serviço serão sujeitas a apresentação de proposta comercial;
• SLA de entrega de serviço: acordadas no processo de adjudicação de proposta;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: a estimar em proposta comercial.
Bolsa de horas
Este serviço destina-se à aquisição prévia de uma bolsa de horas para realização de intervenções técnicas no âmbito do projeto do cliente a fim de agilizar o processo de desenvolvimento, através da redução dos tempos relativos ao processo comercial (elaboração de proposta comercial, adjudicação e pagamento do serviço).
Poderão ser enquadrados neste serviço pedidos que não alterem a logica do projeto implementado nem exijam especificação de requisitos técnicos, nomeadamente configurações, alteração de configurações, pequenos desenvolvimentos, atualização de dados/status.
Todos os pedidos serão alvo de análise de viabilidade técnica, processual e legal e, em caso de aceitação, serão sujeitos à previa aceitação do cliente.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• Cada pedido individual enquadrável na bolsa de horas (pequenos desenvolvimentos/intervenções manuais) será sujeito a análise viabilidade e confirmação de aceitação de execução por parte da plataforma SaphetyGov;
• Antes de proceder a realização da ação, o cliente deverá aceitar formalmente as condições do serviço (condições, prazo, horas a descontar na bolsa de horas);
• Não aplicável a pedidos que comprometam o plano de gestão de desenvolvimento do produto, ou comportamento das funcionalidades disponíveis na plataforma;
• Não aplicável a suporte jurídico;
• As condições são válidas por um período de 12 meses;
• Envio de relatório de consumo de bolsa de horas;
• SLA de entrega de serviço: acordadas no processo de adjudicação de proposta;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Preço:
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Bolsa 4 horas - 280€ + IVA (à taxa legal em vigor);
Bolsa 8 horas - 500€ + IVA (à taxa legal em vigor);
Bolsa 24 horas - 1200€ + IVA (à taxa legal em vigor);
Bolsa 75 horas - 3000€ + IVA (à taxa legal em vigor);
Bolsa 150 horas - 6000€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Taxa de urgência
O serviço destina-se à antecipação da data de entrega prevista de serviço de suporte (gratuito ou avançado).
A contratação da taxa de urgência pressupõe a priorização do pedido e resolução em tempo inferior ao previsto no serviço standard (serviço gratuito) ou tratamento imediato (Serviço Avançado).
Este serviço está sujeito a prévia validação e aceitação por parte da plataforma SaphetyGov.
A aquisição deste serviço pressupõe a aceitação das seguintes condições:
• Serviço pré-pago;
• A data/hora pretendida carece de validação e confirmação de aceitação por parte do serviço de apoio a clientes da plataforma SaphetyGov;
• A taxa de urgência é aplicável à antecipação entrega de serviço de suporte inferior ao SLA contratado. Podendo ser cobrada no âmbito do suporte standard gratuito, ou cumulativamente, no âmbito da contratação de Serviços Avançados;
• As condições e prazo de entrega do serviço estão sujeitas à apresentação de proposta comercial;
• SLA de entrega de serviço, após adjudicação formal/pagamento: até 3 dias uteis;
• O preço do serviço não inclui IVA à taxa legal em vigor.
Perante a inobservância dos pressupostos indicados, o serviço de apoio será suspenso sem haver lugar à obrigatoriedade de devolução dos valores pagos.
Preço: 100€ + IVA (à taxa legal em vigor).
Procedimentos e Propostas
COMO COMPOR E SUBMETER UMA PROPOSTA?
Manual de Composição e Submissão de Proposta
1º Passo:
• Efetue o login na Plataforma SaphetyGov: https://gov.saphety.com/;
2º Passo:
• Carregue no botão onde é indicado “Solicitar disponibilização do procedimento”;
1º Passo:
• Efetue o login na Plataforma SaphetyGov: https://gov.saphety.com/;
2º Passo:
• Carregue no botão onde é indicado “Solicitar disponibilização do procedimento”;
3º Passo:
• Clique sobre o “Nº DO PROCEDIMENTO”;
• Clique sobre o “Nº DO PROCEDIMENTO”;
4º Passo:
• Carregue no botão onde é indicado “Solicitar Disponibilização de Procedimento”;
• Carregue no botão onde é indicado “Solicitar Disponibilização de Procedimento”;
Carregue em “Sim” para avançar;
5º Passo:
• No separador “Propostas e Negociação” clique em “Nova Proposta”;
• No separador “Propostas e Negociação” clique em “Nova Proposta”;
6º Passo:
• Anexe a documentação solicitada, para o efeito carregue no botão “Anexar”.
• Anexe a documentação solicitada, para o efeito carregue no botão “Anexar”.
Será espoletada uma janela que lhe permitirá introduzir a documentação. Coloque a descrição do documento;
De seguida, carregue no botão “…” e selecione o documento a introduzir;
Para assinar digitalmente o documento, selecione o Certificado Digital Qualificado1;
Para finalizar, carregue no botão “SUBMETER”;
Nota: Cada categoria de documento permite anexar mais do que um documento, para cada documento que pretenda inserir deve voltar a carregar no botão “Anexar”.
7º Passo:
• Preencha os “ASPETOS DA EXECUÇÃO DO CONTRATO” e carregue no botão “Guardar”;
7º Passo:
• Preencha os “ASPETOS DA EXECUÇÃO DO CONTRATO” e carregue no botão “Guardar”;
8º Passo:
• Gere o “FORMULÁRIO PRINCIPAL” carregando no botão “Gerar”;
• Gere o “FORMULÁRIO PRINCIPAL” carregando no botão “Gerar”;
Valide os dados do Formulário Principal e proceda às alterações necessárias, no final carregue no botão “Validar”;
Nota: Não deve alterar o código da proposta.
Nota: Não deve alterar o código da proposta.
9º Passo:
• Carregue em “Voltar” para aceder novamente ao separador “Propostas e Negociação” a fim de efetuar a submissão da proposta;
• Carregue em “Voltar” para aceder novamente ao separador “Propostas e Negociação” a fim de efetuar a submissão da proposta;
Carregue em “Sim” para avançar, garantindo que guardou toda a informação;
Carregue em “Ok”;
10º Passo:
• Selecione a proposta (assinalando com um “visto”) e carregue no botão “Submeter”;
• Selecione a proposta (assinalando com um “visto”) e carregue no botão “Submeter”;
Carregue novamente em “Submeter”;
11º Passo:
• Confirme o estado da proposta “Submetida” e descarregue o respetivo recibo de submissão.
• Confirme o estado da proposta “Submetida” e descarregue o respetivo recibo de submissão.
1 Necessário para assinatura de documentos submetidos através da plataforma (ex. Candidaturas/Propostas/Soluções).
Nota importante:
Ao abrigo da legislação em vigor, a Plataforma Eletrónica SaphetyGov não impede a submissão de propostas, independentemente do certificado digital usado, contudo apenas reconhece como válidas as assinaturas cujos certificados constem na lista do Gabinete Nacional de Segurança https://www.gns.gov.pt/ (Exemplos: Cartão de Cidadão, DigitalSign, Multicert, Global Trusted Sign).
Nota importante:
Ao abrigo da legislação em vigor, a Plataforma Eletrónica SaphetyGov não impede a submissão de propostas, independentemente do certificado digital usado, contudo apenas reconhece como válidas as assinaturas cujos certificados constem na lista do Gabinete Nacional de Segurança https://www.gns.gov.pt/ (Exemplos: Cartão de Cidadão, DigitalSign, Multicert, Global Trusted Sign).
COMO COMPOR E SUBMETER UMA PROPOSTA COM MATRIZ DE QUANTIDADES?
Manual de Composição e Submissão de Proposta com Matriz de Quantidades
1º Passo:
• Efetue o login na Plataforma SaphetyGov: https://gov.saphety.com/;
2º Passo:
1º Passo:
• Efetue o login na Plataforma SaphetyGov: https://gov.saphety.com/;
2º Passo:
• Carregue no botão onde é indicado “Solicitar disponibilização do procedimento”;
3º Passo:
• Clique sobre o “Nº DO PROCEDIMENTO”;
3º Passo:
• Clique sobre o “Nº DO PROCEDIMENTO”;
4º Passo:
• Carregue no botão onde é indicado “Solicitar Disponibilização de Procedimento”;
• Carregue no botão onde é indicado “Solicitar Disponibilização de Procedimento”;
Carregue em “Sim” para avançar;
5º Passo:
• No separador “Propostas e Negociação” clique em “Nova Proposta”;
• No separador “Propostas e Negociação” clique em “Nova Proposta”;
6º Passo:
• Anexe a documentação solicitada, para o efeito carregue no botão “Anexar”.
• Anexe a documentação solicitada, para o efeito carregue no botão “Anexar”.
Será espoletada uma janela que lhe permitirá introduzir a documentação. Coloque a descrição do documento;
De seguida, carregue no botão “…” e selecione o documento a introduzir;
Para assinar digitalmente o documento, selecione o Certificado Digital Qualificado1;
Para finalizar, carregue no botão “SUBMETER”;
Nota: Cada categoria de documento permite anexar mais do que um documento, para cada documento que pretenda inserir deve voltar a carregar no botão “Anexar”.
7º Passo:
• Preencha os “ASPETOS DA EXECUÇÁO DO CONTRATO” e carregue no botão “+”;
7º Passo:
• Preencha os “ASPETOS DA EXECUÇÁO DO CONTRATO” e carregue no botão “+”;
Carregue no “Exportar”;
Preencher apenas a coluna do valor unitário e guarde no seu computador no formato original (Microsoft Excel 97-2003);
Nota: Não deve ser efetuada qualquer alteração à matriz.
O preço total é calculado automaticamente (quantidade*preço unitário).
Nota: Não deve ser efetuada qualquer alteração à matriz.
O preço total é calculado automaticamente (quantidade*preço unitário).
Para importar a matriz na plataforma, deverá voltar a carregar no “+”;
E de seguida, carregar no botão “Importar”;
Selecionar o ficheiro carregando no “Browse…” e carregar no “Importar”;
Depois de importada a matriz, poderá confirmar o total da resposta para o fator preço na plataforma;
Preencher os restantes fatores (caso existam);
Carregar no botão “Guardar”;
Carregar no botão “Guardar”;
8º Passo:
• Gere o “FORMULÁRIO PRINCIPAL” carregando no botão “Gerar”;
• Gere o “FORMULÁRIO PRINCIPAL” carregando no botão “Gerar”;
Valide os dados do Formulário Principal e proceda às alterações necessárias, no final carregue no botão “Validar”;
Nota: Não deve alterar o código da proposta.
Nota: Não deve alterar o código da proposta.
9º Passo:
• Carregue em “Voltar” para aceder novamente ao separador “Propostas e Negociação” a fim de efetuar a submissão da proposta;
• Carregue em “Voltar” para aceder novamente ao separador “Propostas e Negociação” a fim de efetuar a submissão da proposta;
Carregue em “Sim” para avançar, garantindo que guardou toda a informação;
Carregue em “Ok”;
10º Passo:
• Selecione a proposta (assinalando com um “visto”) e carregue no botão “Submeter”;
• Selecione a proposta (assinalando com um “visto”) e carregue no botão “Submeter”;
Carregue novamente em “Submeter”;
11º Passo:
• Confirme o estado da proposta “Submetida” e descarregue o respetivo recibo de submissão.
• Confirme o estado da proposta “Submetida” e descarregue o respetivo recibo de submissão.
1 Necessário para assinatura de documentos submetidos através da plataforma (ex. Candidaturas/Propostas/Soluções).
Nota importante:
Ao abrigo da legislação em vigor, a Plataforma Eletrónica SaphetyGov não impede a submissão de propostas, independentemente do certificado digital usado, contudo apenas reconhece como válidas as assinaturas cujos certificados constem na lista do Gabinete Nacional de Segurança https://www.gns.gov.pt/ (Exemplos: Cartão de Cidadão, DigitalSign, Multicert, Global Trusted Sign).
Nota importante:
Ao abrigo da legislação em vigor, a Plataforma Eletrónica SaphetyGov não impede a submissão de propostas, independentemente do certificado digital usado, contudo apenas reconhece como válidas as assinaturas cujos certificados constem na lista do Gabinete Nacional de Segurança https://www.gns.gov.pt/ (Exemplos: Cartão de Cidadão, DigitalSign, Multicert, Global Trusted Sign).
COMO ASSINAR DOCUMENTOS E PROPOSTAS COM CARTÃO DE CIDADÃO EM MACOS?
Introdução
Este documento tem como finalidade principal, descrever todos os passos necessários para se proceder à anexação e assinatura de documentos na Plataforma de Contratação SaphetyGov em sistemas MacOS utilizando dispositivo externo (leitor de smartcard) e a aplicação de Cartão de Cidadão Português.
Configurações
• Aconselhamos a utilização do browser Firefox ESR 52.9 para versões posteriores a Mac OS High Sierra, não devendo ser atualizado para versões posteriores. Caso deseje utilizar o browser Firefox ESR 52.9 ESR, efetuar o download e instalar a aplicação Firefox para Mac OS versão 64 bits (Firefox 52.9.0esr.dmg) disponível no endereço: https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.9.0esr/mac/en-US/Firefox%2052.9.0esr.dmg (versão em inglês)
https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.9.0esr/mac/pt-PT/Firefox%2052.9.0esr.dmg (versão em português)
• Efetuar o download e instalar Java SE 8 JRE 64 bits para Mac OS disponível no endereço: https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html
• Efetuar o download e instalar a aplicação de cartão de cidadão para Mac OS versão 64 bits disponível no endereço: https://www.autenticacao.gov.pt/cc-software
Anexar e Assinar
- Carregar em Adicionar ou Anexar documento em qualquer página da plataforma (ex.: Peças);
Este documento tem como finalidade principal, descrever todos os passos necessários para se proceder à anexação e assinatura de documentos na Plataforma de Contratação SaphetyGov em sistemas MacOS utilizando dispositivo externo (leitor de smartcard) e a aplicação de Cartão de Cidadão Português.
Configurações
• Aconselhamos a utilização do browser Firefox ESR 52.9 para versões posteriores a Mac OS High Sierra, não devendo ser atualizado para versões posteriores. Caso deseje utilizar o browser Firefox ESR 52.9 ESR, efetuar o download e instalar a aplicação Firefox para Mac OS versão 64 bits (Firefox 52.9.0esr.dmg) disponível no endereço: https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.9.0esr/mac/en-US/Firefox%2052.9.0esr.dmg (versão em inglês)
https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.9.0esr/mac/pt-PT/Firefox%2052.9.0esr.dmg (versão em português)
• Efetuar o download e instalar Java SE 8 JRE 64 bits para Mac OS disponível no endereço: https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html
• Efetuar o download e instalar a aplicação de cartão de cidadão para Mac OS versão 64 bits disponível no endereço: https://www.autenticacao.gov.pt/cc-software
Anexar e Assinar
- Carregar em Adicionar ou Anexar documento em qualquer página da plataforma (ex.: Peças);
- Escolha o ficheiro a anexar;
- Colocar o cartão de cidadão no leitor de smartcard;
- Selecionar Dispositivo Externo;
- Caso seja detetado corretamente o cartão de cidadão, os certificados qualificados e não qualificados ficam visíveis em certificado.
- Selecionar Dispositivo Externo;
- Caso seja detetado corretamente o cartão de cidadão, os certificados qualificados e não qualificados ficam visíveis em certificado.
- Escolha o certificado qualificado;
- Carregue no botão Submeter
- Insira o PIN do Cartão de Cidadão;
O documento será enviado e a mensagem de sucesso será apresentada;
- O documento enviado para o sistema apresenta uma assinatura válida.
Como assinar documentos na plataforma através da aplicação eSignature?
Passos a seguir antes de usar a aplicação de assinatura eSignature
A aplicação de assinatura pode ser utilizada na Plataforma Saphetygov em dois momentos e permite utilizar a plataforma em browsers como o Chrome e o Edge:
Há alguns passos que precisa de seguir para poder utilizar a aplicação de assinatura ”eSignature”. Estes passos são:
Deve ainda verificar se têm os selos temporais corretamente configurados na plataforma. Pode consultar o respetivo manual aqui.
Como assinar
Para assinar um documento, em primeiro lugar, o software de assinatura “eSignature” tem de ser descarregado.
Para o fazer, siga estes passos:
Descarregar a aplicação a partir de uma das 3 ligações disponíveis no modal de assinatura da plataforma. Existem duas para Windows, uma versão para processadores de 64 bits (funciona melhor em processadores mais recentes e mais rápidos) e outra para processadores de 32 bits (funciona com todos os processadores de computadores), e outra para MAC OS. De acordo com o seu sistema operativo deve descarregar a aplicação a partir da ligação disponível no modal de assinatura da plataforma;
A aplicação de assinatura pode ser utilizada na Plataforma Saphetygov em dois momentos e permite utilizar a plataforma em browsers como o Chrome e o Edge:
- Na submissão de propostas
- Anexação de ficheiros
- Guardar aspetos de execução do contrato
- Gerar formulário principal
- Submissão da proposta
- Submissão de Documentos de Habilitação
Há alguns passos que precisa de seguir para poder utilizar a aplicação de assinatura ”eSignature”. Estes passos são:
- Validar se o seu antivírus está a bloquear a execução do programa;
- Se estiver a utilizar uma VPN, assegure-se de que também não bloqueia a execução do programa;
- Se estiver a utilizar o Internet Explorer, efectue as seguintes configurações:
- No Internet Explorer 11, seleccione "Ferramentas", depois "Opções da Internet";
- Na secção "Geral", clique em "Definições";
- Seleccione a opção "Cada vez que visitar a página web".
Deve ainda verificar se têm os selos temporais corretamente configurados na plataforma. Pode consultar o respetivo manual aqui.
Como assinar
Para assinar um documento, em primeiro lugar, o software de assinatura “eSignature” tem de ser descarregado.
Para o fazer, siga estes passos:
Descarregar a aplicação a partir de uma das 3 ligações disponíveis no modal de assinatura da plataforma. Existem duas para Windows, uma versão para processadores de 64 bits (funciona melhor em processadores mais recentes e mais rápidos) e outra para processadores de 32 bits (funciona com todos os processadores de computadores), e outra para MAC OS. De acordo com o seu sistema operativo deve descarregar a aplicação a partir da ligação disponível no modal de assinatura da plataforma;
Depois disso, vá para a pasta para onde descarregou o ficheiro;
Clique com o botão direito do rato sobre a pasta e clique em "Extrair tudo";
Agora, faça duplo clique na pasta que é exibida abaixo e localize a aplicação dentro dessa pasta;
Basta fazer duplo clique para abrir a aplicação;
Nota Importante: Sempre que quiser assinar documentos, tem de ter o eSignature aberto, por isso deve abri-lo antes de tentar assinar os documentos na plataforma Saphetygov.
Quando executado pela primeira vez, aparece a seguinte janela;
Quando executado pela primeira vez, aparece a seguinte janela;
Tem de clicar na opção "More info" e depois em "Run anyway";
Na aplicação deve ter a opção "Ficheiro(s) da Plataforma de Contratação" selecionada;
Uma vez aqui, regresse à Plataforma de Contratação sem fechar a aplicação de assinatura;
Depois de clicar para assinar na Plataforma de Contratação, aparece a seguinte janela. Deve ter a opção "Certificado digital local" selecionada e depois disso, clicar em "Assinar selecionados" ou "Assinar tudo";
Depois de clicar para assinar na Plataforma de Contratação, aparece a seguinte janela. Deve ter a opção "Certificado digital local" selecionada e depois disso, clicar em "Assinar selecionados" ou "Assinar tudo";
Agora volte à aplicação de assinatura onde deve ver os documentos que selecionou para assinar;
Clique em "Selecionar Certificado instalado no meu computador" e depois em "Assinar";
Depois disso, é exibida uma lista com a(s) sua(s) assinatura(s) digitais e deve selecionar a que pretende utilizar;
Depois disso, é exibida uma lista com a(s) sua(s) assinatura(s) digitais e deve selecionar a que pretende utilizar;
Clique em “OK” de seguida;
NOTA: Se escolher um certificado “não qualificado”, pode surgir a mensagem abaixo
NOTA: Se escolher um certificado “não qualificado”, pode surgir a mensagem abaixo
Após clicar em “OK”, deve visualizar a indicação de que os documentos foram assinados com sucesso:
Agora, pode regressar à plataforma e os documentos devem aparecer assinados: